sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A Ndjira devolve 16 títulos seus ao convívio dos leitores

A Ndjira procedeu recentemente à reimpressão de 16 títulos de parte dos seus autores consagrados. São obras de Aldino Muianga, Daniel da Costa, João Paulo Borges Coelho, Mia Couto e Paulina Chiziane.

    Os livros reimpressos regressam ao convívio dos leitores com um toque renovado resultado da concepção de capas, uma novas e outras recriadas. São contribuições de pintores como Malangatana, Gemuce e Luís Cardoso. Fotografias de Ricardo Rangel, Madyo Couto e Ernest Schade. Concepções gráficas de José Forjaz, João Roxo, Belmiro Armando, Osório Chiwanga, Omaia Panachande, bem como as ilustrações de Filipe Branquinho.

        Dentre os títulos reimpressos o destaque vai para 7 ª edição de Terra Sonâmbula de Mia Couto. Por sinal esta é provavelmente a obra moçambicana mais lida e traduzida em todo mundo. De Mia Couto reimprimiu-se ainda O Último Voo do Flamingo, O Outro Pé da Sereia, A Varanda do Frangipani, Venenos de Deus, Remédios do Diabo, de entre outros. Figuram ainda O Alegre Canto da Perdiz, Balada de Amor ao Vento e Ventos do Apocalipse  de Paulina Chiziane,  As Visitas do Dr. Valdez, Campo de Trânsito, Setentrião e Meridião de João Paulo Borges Coelho, Meledina ( ou a história duma prostituta) de Aldino Muianga e A Ciência de Deus e o Sexo das Borboletas de Daniel da Costa.
    O regresso destas obras constitui para a Ndjira e renovação do compromisso com os seus leitores e o público em geral. De referir que em 14 anos de actividades a Ndjira já publicou perto de duzentos títulos de 92 autores e 3 tradutores. Vezes houve que leitores escreveram emails, cartas e, em sessões de lançamento pergunta(ra)m por estes e outros livros esgotados.
       De referir que quer as obras inéditas, quer as reimpressas surgem agora integradas em colecções, a saber:
- Poesia.......................   Colecção Asa do Sonho               
- Contos infanto-juvenis....   Colecção Palavra Encantada       
- Conto e Crónica....................   Colecção À Volta da Fogueira   
- Romance e Novela.......................   Colecção Ondas do Índico        
- Estudos, Ensaios e Memórias.............   Colecção Horizonte da Palavra  

Este gesto surge no ano em que a Ndjira realizou a 1ª edição de Escritas no Índico- salão do livro de Maputo, um evento anual que pretende ser transversal, no sentido que reunirá futuramente editores, escritores, poetas, livreiros nacionais e estrangeiros.
    Para todos que contribuiram para a concretização desta empreitada vai o nosso fundo agradecimento.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...